quinta-feira, 2 de abril de 2009

AULA MAGNA COM BERTHA BECKER



No dia 27 de Março, a UFRR teve o prazer de receber como palestrante uma das maiores pesquisadoras do Brasil, Bertha Becker, autora de vários livros sobre a Amazônia. Com este nome de peso nas áreas da Geografia e das Relações Internacionais, o auditório Alexandre Borges ficou pequeno para os amantes do trabalho da Senhora Becker. Vale ressaltar que ela já recebeu uma medalha de honra do Instituto Rio Branco, logo se percebe o valor da sua palestra para as pessoas ali presentes e o esforço da Reitoria para conseguir este pacote de conhecimento.
A palestra “Amazônia: Perspectivas para o III Milênio.”, baseou-se nas estratégias de Bertha Becker tanto para a floresta quanto para as cidades dentro do extenso território. Em uma análise do aproveitamento do espaço Amazônico, a pesquisadora define um novo padrão de desenvolvimento para a Amazônia, isto implica na utilização do capital sem destruí-lo. Segundo Becker esta perspectiva de utilização dos ecossistemas sem esgotar a floresta constitui um grande desafio, porém não é impossível, mas certamente seria fundamental o uso da tecnologia e inovação neste processo.
Interessante abordar a novidade histórica mencionada pela palestrante, a qual afirma que os ecossistemas estão sendo mercantilizados pelos serviços ambientais, sendo assim um recurso de grande importância para o cenário Amazônico. Neste caso é necessário encontrar soluções que não destruam a mata e ainda assim promover o desenvolvimento sustentável na região. Assim, analisa-se a questão da mata densa, esta deve ser preservada, todavia é mais viável a produção não madeireira tal como fármacos experts, a fim de conduzirem as pesquisas cientificas na área.
Já na mata aberta e de transição, Becker salienta a necessidade de gerar riquezas, logo estas áreas precisam ter uma organização e industrialização. Métodos como atribuição de valor a madeira, intensificação da pecuária, estimulo à pequena produção de alimentos e redes de cidades industriais são necessárias ao incentivo para a economia nesta região. Para o cerrado, a industrialização de soja e a intensificação da pecuária também são recomendadas.

No tocante às expectativas da pesquisadora para a região Amazônica, abordam-se as possíveis de resoluções, como os grandes investimentos com foco no desenvolvimento, a importância da cidade-média (Manaus, Pará), a recuperação de áreas alteradas, o incentivo à produção de alimentos pela população indígena. Por último o desenvolvimento da parceria entre os países vizinhos especialmente nas áreas de fronteira. Enfim estas expectativas explanadas pela palestrante direcionam um foco maior ao desenvolvimento econômico da região, não se esquecendo de defender a mata densa citada pela mesma de “coração florestal”.
Visto que a questão da Amazônia é tema corrente nos debates de relações internacionais, as pesquisas da autora Bertha Becker são de relevância aos alunos do curso de RI, principalmente nós da UFRR devido à situação estratégica em que a instituição se encontra. Esta temática sobre Roraima também foi citada pela pesquisadora, esta classifica o estado rico em recursos naturais e culturas indígenas.
Dessa forma a pesquisadora especializada em assuntos amazônicos, Bertha Becker, definiu as perspectivas interessantes para o futuro da Amazônia incluindo na palestra as estratégias, as quais viabilizam o desenvolvimento sustentável na região. Com isso a Senhora Becker encerrou sua palestra com uma proposta para a Universidade de Roraima, a qual incentivava as pesquisas e estudos sobre a região Amazônica.

Escrito por: Gabriella Machado Nobre, aluna do 3º semestre do curso de Relações Internacionais.

4 comentários:

Unknown disse...

O texto da aluna Gabriella está excelente! Vale lembrar que além de aprendermos sobre a Amazônia, Bertha Becker nos ensinou um modo de viver pautado em sua experiência de vida, ousadia e dedicação ao ensino.

Professora Julia

Alexandre Felipe disse...

viva o reitor, viva Uribe, viva Israel, viva o protestantismo, viva o SPFC 6-3-3, viva o Paulo Cesar Quartiero, viva Adam Smith, abaixo Marx, abaixo reserva indígena, abaixo discurso vazio sem produçao acadêmica, abaixo greve.

Rafael Vicente da R. Chirone disse...

Agora vem a pergunta que vale 1 milhão de reais. Porque diabos as nossas autoridades não lêem Bertha Becker? A Gabi resumiu muito bem a palestra dessa notória pesquisadora, agora só falta a vontade de torna o Brasil a grande potência que ele pode,merece e teve ser.

Francis disse...

O texto ficou realmente muito bom.
A palestra foi realmente excepcional!
E você tocou em um bom ponto Rafael... Por que nossas autoridades não leem os textos dela, né?
Aguardando ansioso pelo próximo post!

Francisco Carlos