sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Identidade alternativa

Equipe da coordenadoria de imprensa comenta sobre a criação de um novo logotipo para a UFRR

Com o projeto iniciado no final do ano de 2008, foi lançado no mês de Fevereiro uma nova proposta de marca para a identificação da UFRR. Em entrevista feita com Éder Rodrigues, coordenador de comunicação da UFRR e com o web designer Ruan Krios no dia 20 do presente mês, Éder deixou claro a importância da criação de uma equipe que possa dar suporte para a criação e desenvolvimento técnico de novas áreas, como exemplo a criação de logomarcas, identidades visuais e publicidade.

Explicando um pouco mais do surgimento da nova marca, Éder ressalta a importância de o projeto ser sempre embasados em uma linha ideológica que envolve uma seria de elementos. A figura desenvolvida é a união de todos estes elementos e dessa junção, temos como arte final uma marca alternativa e leve em comparação ao brasão utilizado desde o começo da universidade. A jovialidade, já que estamos falando de uma universidade de apenas 20 anos, a sua posição geográfica, sendo esta uma universidade presente em área de fronteira e a sua presença na região amazônica, foram elementos prioritários na concepção de uma nova figura.

A criação de uma logo alternativa, moderna, simples e fácil de memorizar acompanhar uma tendência mercadológica e é para muitos do ramo o caminho mais curto para se atingir as pessoas. A marca alternativa vem com o objetivo de tirar um pouco a formalidade do brasão de deixar um toque mais jovial na universidade.

Explicando um pouco os elementos gráficos que podem ser encontrados na logo e fazendo uma ligação com seus respectivos significados, temos na figura original a cor predominante o verde, este que vem com o intuito de representar a Amazônia, região da qual a universidade esta inserida. Fazendo um semi-contorno na figura podemos perceber um corte estilizado e moderno que representa a porta de entrada da universidade, Éder destaca que a entrada da universidade comunica entre tudo acesso, controle, organização. O intuito desde traço foi à forma encontrada de se representar na nova marca uma das construções com mais destaque na UFRR. As curvas presentes nos caracteres vêm com a proposta de representar o fluxo e o constante crescimento da universidade, mostrando que a universidade cresce não somente em volume, com construções e o constante crescimento de alunos mais também na busca para a ascensão no cenário acadêmico nacional e internacional. A utilização de um efeito de tom e sobre tom foi feito com o objetivo da diferenciação das siglas, Ruan explica que a mudança de um tom mais claro para um mais escuro além de ser uma técnica de designe tenta dar uma sobreposição da universidade (UF) e do estado de Roraima (RR), no site da UFRR pode-se encontrar algumas outras variações de cores, estilizadas e sempre seguindo o mesmo modelo buscando se adequar em cada caso e a pura questão de estética e gosto entre as pessoas, destaca Ruan.







Perguntado sobre o desuso do brasão, Éder deixou bem claro que o brasão não será esquecido, por ser um símbolo antigo e ter uma grande ligação visual com a universidade, já que, ambos andam de mãos dadas desde a fundação desta. A proposta da marca alternativa não é substituir o brasão, este que ainda continua como símbolo oficial da instituição e continua sendo utilizados em documentos oficiais da universidade, como memorandos, ofícios, materiais enviados para outras universidades, entre outros processos mais formais.

A partir do novo logotipo veio à brilhante idéia da criação de um selo comemorativo dos 20 anos da UFRR, o selo desenvolvido deve ser muito divulgado em eventos da universidade realizados esse ano como palestras, acontecimentos culturais entre outros eventos. A proposta do selo agora é que este caia no gosto de todos e que seja bastante utilizado no decorrer do ano.

A logomarca entra agora em um processo manutenção e campanha publicitária, será feito um trabalho de marketing em cima da figura e espera-se que esta seja bastante utilizada e caia realmente no gosto de todos, ressaltam Éder e Ruan.

Entrevistados, Ruan Krios e Éder Rodrigues

Postado por: Sheldon Gomes Jr. da Silva Sauro.