segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Brasil no mundo que vem por aí: Sobre a III Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional




Pelo terceiro ano consecutivo, professores do Departamento de Relações Internacionais participam da Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional deste evento que é referencia na área de política externa e diplomacia. Procuramos sempre agregar valor ao evento e com isso marcamos uma tradição de participação do único curso de RI em uma IFES da região norte do Brasil. Neste contexto, o estado de Roraima apresenta-se como estratégico no iexo da segurnaça regional sul-americana.

A III CNPEPI foi realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2008, no Palácio Itamaraty, na cidade do Rio de Janeiro reunindo personalidades das áreas de relações internacionais, ciência política, geografia, história, economia, direito, sociologia e antropologia. Os temas que integraram o programa da “III CNPEPI”, expostos e debatidos por destacados acadêmicos e autoridades foram : 1) América Latina; 2) Estados Unidos; 3) Europa; 4) África e Oriente Médio; 5) Rússia; 6) China, Índia e Japão e 7) Amazônia.

Com relação à temática da Conferência, cabe mencionar a importância crescente e inelutável das relações internacionais para o estado de Roraima. Assim, quando se houve falar na implantação de uma Zona de Livre Comércio e de uma Zona de Processamento de Exportação estamos nos referindo a instrumentos de desenvolvimento nacional aplicados no nível regional que têm vinculação com experiências externas similares no México, China, Ásia e África. Cabe um adendo no sentido de informar que Comércio Exterior é parte integrante das Relações Internacionais, pois enquanto o primeiro trata de normatizações e rotinas procedimentais do comercio internacional, a segunda lida com as repercussões econômico-comerciais na vida das comunidades participantes da Sociedade Global.

Além disso, as relações fronteiriças Brasil, Venezuela e Guiana, em suas dimensões política, econômica e social, preenchem o cotidiano de indivíduos e governantes roraimenses Quando a mídia nacional, local e regional repercute as eleições no Estado Bolivar na Venezuela, a finalização da Ponte sobre o Rio Tacutu, e sua inauguração com a presença do presidente Lula, e as idéias de internacionalização da Amazônia, Roraima coloca-se no epicentro das discussões sobre as relações internacionais.

Portanto, se a “III CNPEPI” teve o propósito de promover diálogo e debate direto entre acadêmicos e diplomatas sobre questões prioritárias do cenário internacional e da política externa brasileira, a inclusão da temática amazônica como parte da conferência é um sinal que o MRE está tomando consciência da importância da Região para a formulação da política exterior do Brasil. Cabe aos internacionalistas formados em cursos de graduação em relações internacionais e aos professores e pesquisadores com sólida formação em RI contribuir para pensar a Amazônia a partir de um viés amazônico.

Escrito por: Thiago Gehre, Historiador de Relações Internacionais, Chefe do Departamento de Relações Internacionais da UFRR