quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia

Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia

Autor: Prof. Elói Martins Senhoras.

Embora seja controvertida a representatividade do Prêmio Nobel de Economia devido ao exclusivismo concentrado de laureados advindos de universidades estadunidenses, o ano de 2008 extroverte a politização do saber econômico.
Paul Krugman, o destaque do prêmio de economia de 2008 não restringe a sua importância teórica às ciências econômicas, mas antes abre passagem para as discussões políticas contrárias ao movimento neoconservador dos Estados Unidos como colaborador freqüente do jornal New York Times e da revista Fortune.
A despeito do professor universitário da Universidade de Princeton chamar a atenção acadêmica no campo epistemológico da economia em função de suas contribuições teóricas sobre comércio internacional estratégico, nova geografia econômica e crises internacionais, a polêmica de sua laureação acontece em função dele ser o principal economista crítico à administração Bush.
Do econômico ao político, Krugman percorre as assimetrias e relações de poder em que incorre o mundo e por isso resgata importantes subsídios ao entendimento das relações econômico-internacionais por meio de suas teorias e críticas.

Nenhum comentário: